domingo, 9 de outubro de 2011

Editorial


“No mundo de hoje, toda a cultura, toda a literatura e toda a arte pertencem a classes determinadas. Realmente não existe arte pela arte, nem arte que esteja acima das classes, uma arte que se desenvolve fora da política ou independentemente desta. A literatura e a arte proletárias são uma parte do conjunto da causa revolucionária do proletariado; como dizia Lênin, elas constituem 'uma pequena roda dentada e um pequeno parafuso' na máquina geral da revolução.” [Mao Tsé Tung]



Este blog  se inicia como um  projeto que retoma velhas pretensões sob um prisma mais amplo: enfocar e debater a cultura e a teoria sob um viés marxista. Esta não é uma mera empreitada aventureira, trata-se de estabelecer o elo dialético entre a infraestrura material e as representações espirituais de uma dada época. 

Porém, aqui o olhar sobre a arte e a cultura segue um viés ainda que experimental e tortuoso devido às limitações da edição deste projeto. Falando mais claramente, da limitação de quem o escreve e o edita. Por isso, essa tentativa esbarra em diversos problemas, o primeiro deles seria a ausência quase completa de um verdadeiro partido proletário e comunista que estabeleça uma verdadeira análise da realidade brasileira. 

Entre as tenazes da burguesia nacional-associada e do espectro do lulismo os grupos, partidos, seitas e grupelhos ora orbitam sua esfera de influência pelo seguidismo e reboquismo, ora denunciam limitadamente, de modo ineficaz e fragmentário, sob vaticínios, a “grande crise” que levará o modo-de-produção capitalista a seus estertores. Enquanto os céus da disputa doutrinária pseudomarxista se emaranham em mais uma “nova sistematização verdadeiramente trotskista” no chão real da luta de classes o  proletariado agoniza no período de “crescimento econômico” com pífia distribuição de renda, duras jornadas de trabalho e uma “expansão creditícia” que já dá seus sinais de término.

A vida espiritual sob a égide capitalista revela mais uma vez uma série de facetas. Uma das mais conhecidas é o tipo de lixo cultural natimorto que é propagado sob acumulação privada nos cinemas de alto custo e na TV por assinatura. O proletariado assiste, quando consegue obtê-la de maneira pirata, com olhos passivos e sem referência de classe. Sonhos irrealistas de telas interativas e de três dimensões paralisam as alienações ilusórias do povo que deseja o que nunca pode ter... 

Não bastando se ater a tais limitações se inicia o projeto da revista “Brado!”, que tentaria ser uma rota alternativa e em colisão com a arte e cultura burguesa e contra-revolucionária que hegemoniza a atmosfera de nossos dias medíocres de “consenso”... consenso com a social-democracia chauvinista revisitada, com a burguesia contra-revolucionária, com o imperialismo...etc. Está lançada a tentativa, pois “todo começo é difícil”.

Grato a todos que se dão agora o trabalho de ler este trabalho.

O editor

2 comentários:

  1. Saúdo os companheiros do Brado! pela excelente oportunidade de nos oferecer mais leituras críticas! Se possível, elenque a bibliografia que melhor julgar para que tenhamos referências. Ainda, convido os camaradas as conhecerem nossa Revista Crítica do Direito, um coletivo marxista de estudiosos do direito.

    ResponderExcluir
  2. Salve camarada Vinícius Pinheiro,

    Muitíssimo obrigado por suas palavras de estímulo dirigidas a nossos estudos. Certamente temos interesse em conhecer vossa revista e estabelecer diálogo e contato.

    Desde já muito obrigado!
    Carlos Rios

    ResponderExcluir